Descobrir regularidades para resolver multiplicação

AUTORA
Professora Eni Aparecida Pedroso da Silva, 4º e 5º anos

No dia 05/03/2024 os alunos de 4º e 5º anos foram colocados em três grupos. Cada grupo recebeu fichas com números sendo produtos da tabuada do 5, para completar a sequência do 0 a 60 e descobrir as regularidades que compõe a sequência de 5 em 5.

Em seguida receberam comandos, para montar a tabuada. Ex. 2x5, 4x5 e 8x5 e descobrir qual é a regularidade explorando o dobro e a metade, e o inverso da multiplicação 3x5 e 5x3.

Com essa atividade foi possível perceber que as crianças aprendem a tabuada de forma mecânica, elas encontram dificuldades para refletir sobre as regularidades da matemática. E com a atividade realizada dessa maneira faz com que as crianças façam análise, reflitam e observem a regularidade que está sendo trabalhada tornando a mais significativa.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo e estudando o Jornal da Manhã

Animais em extinção, conhecendo para preservar

Arraiá da Tereza