Jogo de boliche, multiplicação e tabelas
AUTORA
Professora Eni Aparecida Pedroso da Silva, 4º e 5º anos
Iniciei a aula colocando para as turmas as regras do jogo do boliche. Em seguida expliquei que com o jogo trabalharíamos a multiplicação.
O jogo aconteceria da seguinte maneira: a cada rodada os pinos derrubados teriam valores diferentes. Na primeira rodada valeria 2 pontos, na segunda rodada 3 pontos, na terceira rodada 4 pontos,...de acordo com as tabuadas.
No primeiro momento cada aluno multiplicava seus pinos derrubados e registrava seus pontos no caderno a cada rodada.
No segundo momento os alunos preencheram uma tabela de acordo com o resultado de cada jogador em cada rodada realizada, explorando a multiplicação como no primeiro momento. Ao final do jogo cada aluno somaria sua pontuação, após a verificação compartilhava com os colegas seu resultado.
No terceiro momento o jogo foi realizado para preencher a tabela da multiplicação.
Foi registrado no quadro a tabela da multiplicação e as tabuadas.
No quarto momento houve a sistematização. Os alunos montaram a tabela de multiplicação e realizaram atividades no livros didáticos.
A turma se empolgou bastante com o jogo e houve a compreensão da multiplicação de forma lúdica.
Professora Eni Aparecida Pedroso da Silva, 4º e 5º anos
Iniciei a aula colocando para as turmas as regras do jogo do boliche. Em seguida expliquei que com o jogo trabalharíamos a multiplicação.
O jogo aconteceria da seguinte maneira: a cada rodada os pinos derrubados teriam valores diferentes. Na primeira rodada valeria 2 pontos, na segunda rodada 3 pontos, na terceira rodada 4 pontos,...de acordo com as tabuadas.
No primeiro momento cada aluno multiplicava seus pinos derrubados e registrava seus pontos no caderno a cada rodada.
No segundo momento os alunos preencheram uma tabela de acordo com o resultado de cada jogador em cada rodada realizada, explorando a multiplicação como no primeiro momento. Ao final do jogo cada aluno somaria sua pontuação, após a verificação compartilhava com os colegas seu resultado.
No terceiro momento o jogo foi realizado para preencher a tabela da multiplicação.
x |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
2 |
2 |
4 |
6 |
8 |
10 |
12 |
14 |
4 |
4 |
8 |
|
|
|
24 |
|
5 |
5 |
|
|
|
|
|
35 |
Foi registrado no quadro a tabela da multiplicação e as tabuadas.
No quarto momento houve a sistematização. Os alunos montaram a tabela de multiplicação e realizaram atividades no livros didáticos.
A turma se empolgou bastante com o jogo e houve a compreensão da multiplicação de forma lúdica.
Comentários
Postar um comentário