Mudanças climáticas: O que fazer?

AUTORA
Professora Eni Aparecida Pedroso da Silva, quarto e quinto anos

No primeiro semestre de 2024 os estudantes de 4º e 5º anos participaram da sequência didática “Mudanças Climáticas: O que podemos fazer?” oferecida pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto AvisaLá.

Durante esse período realizaram estudos, pesquisas e trabalhos referente ao tema. Compreenderam que o que vem acontecendo com o planeta são resultados das ações humanas sobre o meio ambiente. As enchentes do Rio Grande do Sul, as secas, os incêndios, as poluições, os furações são todos problemas causados por atitudes incorreta do homem com a natureza.

Discutindo atitudes para melhorar e preservar o meio ambiente surgiram várias ideias como: usar transportes coletivos, andar a pé ou de bicicletas, evitar queimadas, fazer a reciclagem, evitar o desperdício, etc.

Como em nossas comunidades não tem coleta de lixo surgiu a ideia de escrever uma carta ao prefeito, pedindo o projeto Ecofeira que já acontece no meio urbano e em algumas comunidades do campo, onde se realiza a troca de recicláveis por alimentos (frutas, verduras, legumes).

A carta foi entregue a coordenadora que fez a entrega ao prefeito, a qual gravou um vídeo no momento da entrega, onde ele dizia que ia estudar e atender à solicitação das crianças.

Como estamos vivendo um período de estiagem, de geada e muita seca onde as queimadas estão acontecendo por todo o Brasil voltamos a discutir o tema mudanças climáticas.

No dia 26 de agosto de 2024, reuniu-se as turmas de 2º, 3º, 4º e 5º anos juntamente com as professoras, a preparadora de alimentos e os profissionais de serviços gerais para estudar sobre o assunto em questão.

Os alunos de quartos e quintos anos relataram o que haviam aprendido com o trabalho desenvolvido aos colegas de segundo e terceiros anos. Em seguida assistiram a vídeoaula especial “Vamos Ler & Brasilcap – Mudanças Climáticas, onde puderam aprofundar os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre.

Para concluir realizou-se a leitura do texto “Consciência ecológica” do projeto A Conversa Chegou desenvolvido com os preparadores de alimentos e os profissionais de serviços gerais, referente aos meses de agosto e setembro, o qual veio discutir as atitudes para se preservar o meio ambiente.

Diante de toda essa discussão, na roda de conversa realizada com os participantes, acredita-se que os estudantes estão cientes das atitudes que causam grandes problemas ao planeta e como vão agir diante de uma situação que venha prejudicá-lo, pois todos sonham em viver em um mundo melhor.

Castro:26/08/2024






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais em extinção, conhecendo para preservar

Conhecendo e estudando o Jornal da Manhã

Orientação, localização e muita diversão