Trabalho infantil nem de brincadeira! Lugar de criança é na escola.
AUTORA
Professora Eni Apª Pedroso da Silva, 4º e 5º anos
Na semana do dia 12 a 19 de junho as turmas de quarto e quinto anos da Escola Municipal do Campo Tereza Casagrande Sguário participaram do projeto Combate ao Trabalho Infantil.
O trabalho iniciou-se com leitura de um cartaz de campanha sobre o tema “12 de junho Dia de combate Trabalho Infantil” em seguida houve a roda de conversa discutindo o tem abordado no texto.
Após a discussão cada aluno escreveu e expos ao grupo a sua opinião sobre o significado de trabalho infantil.
Para melhor compreensão do assunto a turma assistiu um vídeo da turma da Mônica “Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira”, sendo realizado a interpretação e explicação da professora sobre o que significa realmente o trabalho infantil.
Houve também o trabalho com símbolo da campanha que é o cata-vento colorido de cinco pontas. Cada aluno confeccionou seu cata-vento e compreendeu o significado das cores e o porquê das cinco pontas.
A professora realizou a leitura do texto sobre a Declaração dos Direitos da Criança no livro didático de História Da Escola Para o Mundo de 2º ano páginas 80 e 81. Apresentou o livro do Estatuto da Criança e do Adolescente relatando que nele estão descritos os direitos da criança e do adolescente.
Ao receberem as apostilas do MPT ficaram muito empolgados, realizaram a leitura das histórias em quadrinhos e realizaram as atividades propostas.
Para concluir foi realizado a confecção de cartazes como forma de campanha dizendo Não ao trabalho infantil.
Com o desenvolvimento dessas atividades os alunos compreenderam que trabalho infantil é aquele que impede a criança de viver a infância, de ir à escola e de ser feliz. Também compreenderam que eles como criança devem colaborar nos afazeres de casa com tarefas que estejam ao seu alcance, sem prejudicá-los em seu desenvolvimento físico, emocional e mental.
O trabalho infantil também foi pauta do encontro realizado com os pais do projetos Família na escola, onde houve boa interação do grupo sobre o assunto.
Na semana do dia 12 a 19 de junho as turmas de quarto e quinto anos da Escola Municipal do Campo Tereza Casagrande Sguário participaram do projeto Combate ao Trabalho Infantil.
O trabalho iniciou-se com leitura de um cartaz de campanha sobre o tema “12 de junho Dia de combate Trabalho Infantil” em seguida houve a roda de conversa discutindo o tem abordado no texto.
Após a discussão cada aluno escreveu e expos ao grupo a sua opinião sobre o significado de trabalho infantil.
Para melhor compreensão do assunto a turma assistiu um vídeo da turma da Mônica “Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira”, sendo realizado a interpretação e explicação da professora sobre o que significa realmente o trabalho infantil.
Houve também o trabalho com símbolo da campanha que é o cata-vento colorido de cinco pontas. Cada aluno confeccionou seu cata-vento e compreendeu o significado das cores e o porquê das cinco pontas.
A professora realizou a leitura do texto sobre a Declaração dos Direitos da Criança no livro didático de História Da Escola Para o Mundo de 2º ano páginas 80 e 81. Apresentou o livro do Estatuto da Criança e do Adolescente relatando que nele estão descritos os direitos da criança e do adolescente.
Ao receberem as apostilas do MPT ficaram muito empolgados, realizaram a leitura das histórias em quadrinhos e realizaram as atividades propostas.
Para concluir foi realizado a confecção de cartazes como forma de campanha dizendo Não ao trabalho infantil.
Com o desenvolvimento dessas atividades os alunos compreenderam que trabalho infantil é aquele que impede a criança de viver a infância, de ir à escola e de ser feliz. Também compreenderam que eles como criança devem colaborar nos afazeres de casa com tarefas que estejam ao seu alcance, sem prejudicá-los em seu desenvolvimento físico, emocional e mental.
O trabalho infantil também foi pauta do encontro realizado com os pais do projetos Família na escola, onde houve boa interação do grupo sobre o assunto.
Comentários
Postar um comentário